sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Quais são os principais documentos de um contrato de seguro de transporte de cargas?

Empresas de porte maior geralmente possuem um departamento dedicado à administração de seus seguros.
As companhias de menor envergadura, não raro, se deparam com a complexidade desse tipo de seguro, e acreditam, erroneamente, que a contratação vai aumentar muito seus custos.
As seguradoras, no entanto, desenvolveram para as pequenas e médias empresas apólices apropriadas, com prazo de duração de um ano, que reduzem em média em 15% o custo de uma cobertura tradicional.

As etapas para a contratação desse seguro passam por:
Proposta
Documento com todas as informações sobre os riscos que o interessado na contratação do seguro deve preencher. A seguradora tem 15 dias, a partir do recebimento da proposta, para aceitar ou recusar o risco. Quando se trata de apólices avulsas – utilizadas por empresas com baixa frequência de transporte de cargas –, geralmente, o prazo de resposta da seguradora diminui para sete dias.
Apólice
Documento básico do contrato de seguro. São três os tipos de apólice:
• apólice avulsa – recomendada para segurados com poucos embarques;
• apólice de averbação (modalidade que exige comprovante do embarque efetivo da carga segurada) – apropriada para segurados que realizam embarques com frequência. Ao contrário da apólice avulsa, as mercadorias são relacionadas nas “averbações”;
• apólice anual com prêmio fracionado – são conhecidas também por “apólices ajustáveis”. O seguro é contratado por ano, sendo que o preço (prêmio) é calculado com base na estimativa anual de embarques. Essa modalidade de apólice permite que o custo seja ajustado periodicamente, de acordo com os embarques efetivamente realizados.
Averbação
O segurado comunica à seguradora, por meio desse documento, a realização dos embarques, quando a apólice prevê esse mecanismo. A maioria das seguradoras já oferece o serviço de averbação eletrônica.
Endosso
Documento que as seguradoras emitem para complementar, prorrogar, cancelar ou efetivar qualquer alteração no contrato existente, fazendo parte integrante da apólice.
Fatura mensal
A seguradora emite esse documento, que contém a cobrança do prêmio do seguro nas apólices de averbação (modalidade que exige comprovante do embarque efetivo da carga segurada).
Certificado de seguro
Documento típico do seguro de transportes para operações de exportação, com o objetivo de comprovar a contratação do seguro para os bancos financiadores, para os compradores das mercadorias ou outras instituições, ou ainda, autoridades que tiverem interesse nos artigos a serem exportados.


SEGURO DE TRANSPORTE DE CARGA
Tel.: 11 2061-2636
ID: 100*4387
FRIEDENREICH & FERRAZ CORRETORA DE SEGUROS


Nenhum comentário:

Postar um comentário